Follow by Email

terça-feira, 20 de março de 2012

Como fazer um alimentador Boardman

Atendendo a pedidos dos colegas visitantes do blog, segue ai o passo a passo,da confecção do alimentador Boardman que venho utilizando com muito sucesso no apiário.Além de ter um baixíssimo custo,ser de fácil montagem e higienização;ele ajuda em muito a termos todos os fatores necessários para desenvolver uma boa alimentação estimulante em enxames de apis mellifera.

Acredito que com algum cuidado e criatividade possa também ser utilizado na alimentação de Meliponas sp.
Anotem a lista de materiais:




-joelho soldável 90°marrom 3/4"  - R$0,50
-bucha redução longa marrom 1.1/4 x 3/4"  -R$2,29
-pedaço de cano pvc marrom de 3cm
-pedaço de cano pvc marrom de 10cm
-serrinha starret
-lixa e cola para tubos
Sigam as imagens e boa diversão,não ha medidas exatas para os cortes,como uso colméias padronizadas,sigo conforme as fotos e tudo se encaixa perfeitamente, suportando garrafas de até 2 litros de pet.
Ai esta, as fotos dele funcionando estão disponíveis no post sobre alimentação estimulante.
Boa sorte e abraço.













12 comentários:

  1. Qual parte fica dentro da caixa? somente a parte cortada do cano?? voce coloca no alvado ou faz furo na caixa?? qtos furos é feito na tampa da garrafa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,
      A parte interna é a do tubo que foi cerrado, ou seja o tubo de 3/4"; pois a conexão de 1" é onde será colocada a garrafa pet com a tampa, a quantidade de furos é variável, faço de um a 4 furos pequenos na tampa, com um preguinho10x10 aquecido.

      Excluir
    2. Boa noite, sr. Ozorio
      Gostaria de aprender mais detalis com relação ao alimentador...não conseguir fazer....ele vazou pra dentro da comeia...foi o maior desastre da minha vida!!
      Deve ter algum macete pra o produto não vazar...O senhor pode me enviar um aliemntador? ficaria muito grato....
      Sds,
      Soares.

      Excluir
    3. Bom dia amigo Soares,entre em contato comigo por e-mail, me passe seu endereço completo que te envio o alimentador e uma amostra de nosso mel e de pólen, para sua apreciação.Fica de presente, pagando apenas o frete!
      bigzoog@gmail.com

      Excluir
  2. muito obrigado pela dica amigo vais me ajudar muito, redução de custos e boa eficiencia!!!

    ResponderExcluir
  3. MUITO OBRIGADO AMIGO PELA DICA, FIZ 3 ALIMENTADORES ONTEM E TESTEI EM MEU APIÁRIO E DEU CERTO, PRÁTICO, BARATO E FÁCIL DE FAZER. OBRIGADO E QUE DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  4. oi bom dia eu sou João batista gostaria de que alguma pessoa me ajudasse pois eu gostaria de saber os prepara da alimentação da abelha como fazer em casa pois querro uma resposta se alguma pessoa suber mande um email jbs_aurora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia prezado João,

    Por favor envie mais informações por e-mail, para sabermos que tipos de abelha trabalha, condição e quantidade de enxames, localização, etc...

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo ...
    O xarope não derrama para dentro da caixa?
    E outra elas sugam o xarope a tempo de não fermentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      O xarope não derrama se usar garrafas de 500ml até 600ml, As abelhas sugam até 600ml ao dia se o enxame estiver forte.

      Excluir
  7. Olá, gostaria de saber como fazer para que saia da garrafa apenas o que a abelha precisa p se alimentar, já fiz de várias maneiras, com um furo minúsculo na tampa, com e sem furo na parte de cima da garrafa, mas nenhuma deu certo, ou não sai nada ou sai demais. Fico muito grato pela compreensão.

    ResponderExcluir
  8. Para que o xarope não derrame utilize garrafa pet retornável! Como elas são mais rígidas elas não vão "murchar" e derramar o xarope.

    ResponderExcluir