Follow by Email

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Seminário Estadual de apicultura.


Com o objetivo de discutir boas práticas para a produção do mel, desde o campo à comercialização, acontecerá em Palmas, nos dias 9 e 10 de agosto, o 7º Seminário Estadual de Apicultura. Na mesma ocasião, acontecerá o 1º Seminário Estadual de Meliponicultura e 3º Encontro das Associações de Apicultores do Tocantins.

O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, e conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Fetoapi - Federação Tocantinense de Apicultores.




O Seminário de Apicultura deve contar com a participação de estudantes, pesquisadores e principalmente dos produtores de mel. Para garantir a participação de apicultores e meliponicultores de todo o Estado no evento, a Seagro, em parceria com o Ruraltins, organizou caravanas de todas as regiões, que passarão por vários municípios. A organização do evento prevê a participação de produtores de pelo menos 80% dos municípios tocantinenses. A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas, mais de 240 serão das caravanas do interior do Estado.

As palestras do seminário terão como foco o desenvolvimento da meliponicultura no Tocantins, alimentação de abelhas, manejo de apicultura e boas práticas de produção de mel no campo. O evento contará ainda com a participação de Sitônio Dantas, presidente da Casa Api - Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro, que fará uma palestra sobre casos de sucesso no Piauí, que atualmente é um dos principais produtores de mel do País.

Para a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, a realização de seminários de apicultura no Tocantins tem sido fundamental para o fortalecimento do setor. “Esse evento oportuniza a troca de experiência entre os apicultores do Estado e a chance de conhecer casos bem sucedidos em outras localidades, através das palestras”, avaliou Érika, que é uma das organizadoras dos seminários.


Programação

No primeiro dia do evento serão realizadas palestras no Centro de Convenções, Parque do Povo e uma visita técnica ao entreposto de mel que está sendo construído em Palmas. No segundo dia, as atividades serão realizadas no Cuica – Centro Universitário de Ciência, Cultura e Arte da UFT - Universidade Federal do Tocantins. Os temas das palestras serão: políticas públicas para o desenvolvimento da apicultura; importância da meliponicultura para sustentabilidade; boas práticas em apicultura, dentre outras.


Dados

O Tocantins em 2011 produziu 250 toneladas de mel, mas a meta da Seagro é que este número chegue a mil toneladas até 2014 e por isso apoia iniciativas para estimular a produção. Atualmente, são mais de 1.300 apicultores tocantinenses, reunidos em 52 associações. Além de Palmas, estão sendo construídos entrepostos de mel em Figueirópolis, Colinas, Axixá e mais 10 casa de mel. O maior município produtor de mel é Nova Olinda, na região Norte do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário