Follow by Email

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Gestapi ajuda a calcular custo e definir preço


Ferramenta transforma vida de apicultores de associação em Tocantins

O Gestapi éuma ferramenta de gestão que identifica o custo de produção, ajuda a formarpreço de acordo com a margem de lucro desejada pelo produtor, por meio desimulações, e permite a tomada de decisão mais acertada.





Criado apartir da experiência acumulada pelo projeto pioneiro denominadoDesenvolvimento da Apicultura da Região Sul do Tocantins, o Gestapi era inicialmenteuma metodologia voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do estado. Contudo,a ferramenta foi testada e aprovada em um apiário modelo, situado no municípiode Aliança, a 180 km de Palmas. Os resultados são tão bons que o programa estásendo disseminado por todo o país.

A paulistaMaria de Lourdes Lovo, apicultora há dez anos no município de Aliança, éimportante personagem da história da apicultura na região e do desenvolvimentodo Gestapi. O sítio da família tornou-se o principal laboratório do programa doSebrae.

Desde 2001, aapicultora começou a colocar caixas de abelhas no sítio, logo fez um curso e setransformou em uma espécie de militante da apicultura na cidade. Em 2005, comopresidente eleita da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Aliança(Aprat), inseriu a produção de mel no rol de atividades da entidade.

Desde 2005, aassociação conta com a ajuda do Sebrae que oferece cursos e capacitaçõesbásicas e avançadas para os apicultores. Em 2006, a associação também passou aser apoiada pela Secretaria de Estado de Promoção e Ação Social de Tocantins(Sepas/TO).

E, em 2010,passou a ser integrante da incubadora da Fundação Universidade de Tocantins(Unitins). Com isso, o mel de Aliança já está registrado como fruto da naturezae, em breve, terá marca e rótulo para começar a trilhar os caminhos daexportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário