Follow by Email

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Manutenção de materiais apícolas: Parte 1-colméias

Um assunto que eu ainda não vi em nenhuma apostila ou livro de apicultura, nem em milhares de trabalhos científicos que já li, nem em outro veículo de informação,é sobre a forma de manter suas caixas em bom estado de manutenção.Afinal precisamos ver nossas caixas(colméias,ninhos,melgueiras) como um investimento na empresa apícola.



Tudo bem ela irá durar bastante e estou com pressa de colocar tudo no apiário e ver as abelhas trabalhando!!Cuidado, tire o pé do acelerador e vá com mais calma, assim elas irão resistir por pouco tempo as intempéries, aos fungos,aos cupins,besouros, traças e etc...




Temos inúmeras caixas em nosso apiário, que sequer receberam algum tipo de tratamento antes de serem dispostas em campo.Estão firmes e fortes, sim mas com ressalvas, as de eucalipto,bem mais denso que o pinus,ou pinheiro do Paraná, estão como ha 6 anos atrás, quando foram confeccionadas, já as de madeira mais macia começam a sentir o peso do tempo com 2 anos de uso mas ainda assim estão sem necessidade de manutenção.Masssss até quando???
Vejam do lado inferior esquerdo da caixa um fungo oportunista instalado na caixa,ali em pouco tempo teremos um buraco.

Ao receber suas caixas desmontadas de preferência, pois o frete fica mais em conta, e mais fácil de armazenar antes do uso, escolha o melhor lado das tábuas sem pegador, para ficar para o lado de fora da caixa na montagem.Deixe lados com nós de madeira e irregularidades do aparelhamento para dentro da caixa.


Material todo separado, conferido!?
Vamos ao passo seguinte; prepare então o material básico para pintura de seu equipamento; rolos de pintura de 5cm até no máximo 15cm e largura, um trincha de 5 cm, tinta látex PVA ou ACRÍLICA(muito melhor), tinta ESMALTE SINTÉTICO ALTO BRILHO SUVINIL(http://www.suvinil.com.br/pt/produtos/19/suvinil-esmalte-brilhante.aspx).



Por que escolher tintas e materiais de marca?Simples, porque duram mais e facilitam o trabalho do apicultor que já não é pouco, além de no final das contas renderem muito mais, garantirem um melhor acabamento etc...Não comprem tinta reciclada, nem de 2°linha, vocês irão pagar todos os seus pecados, digo isso também para as trinchas e rolinhos de pintura,só usamos TIGRE(http://www.pinceistigre.com.br) ou ATLAS.
Tudo separado, tudo pronto, cheio de vontade? Mãos a obra! Mas devagar, suas caixas vão demorar pra ficar prontas e também irão demorar muito pra acabar!
Começamos aplicando uma mão de TINTA LÁTEX, aplicando com a trincha o efeito é bom e muito rápido para aplicar, lembrando aplicaremos apenas na face da madeira que ficará exposta, ou seja na face externa da caixa, deixamos que as abelhas cuidem da parte interna da caixa com seu própolis e não iremos intoxicá-las.
Deixe secar ao sol ou em lugar protegido do sereno por no mínimo 24 horas se o clima estiver quente e seco, não há necessidade de aplicar mais de uma mão de tinta, apenas UMA!!!A tinta látex PVA ou ACRÍLICA irá funcionar como uma seladora, além de custar pouco, ajudará a promover a aderência do esmalte sintético de alto brilho.


No segundo dia, passamos então a usar o ESMALTE SINTÉTICO ALTO BRILHO SUVINIL(só recomendamos este,pois já usamos outros em sucesso, e o ALTO BRILHO garante maior durabilidade e resistência da pintura).Aplicaremos agra com o uso do rolo de pintura de espuma, pois assim garantiremos uma acabamento mais liso, mais resistente e de melhor aparência.
Após a aplicação do esmalte sintético, vamos deixar secar umas 24 a 48 horas, lembrando um fina camada já confere o objetivo esperado, camadas mais grossas demoram pra secar.Apenas uma camada basta!
O segredo está em pintar todas as áreas externas da caixa,não esquecendo dos pontos de contato entre uma madeira e outra na hora da montagem, pois ao termos infiltração de umidade ou chuva nestas partes,as mesmas se tornarão mais resistentes,por estarem pintadas e irão durar mais tempo sem uma nova manutenção.

Costumo montar nossas caixas com pregos 15x15 da GERDAU com cabeça.Garantem firmeza na montagem sem rachar a madeira durante a aplicação.Pintamos nossas caixas desmontadas,assim a tinta consegue cobrir as áreas de contato entre uma madeira e outra protegendo-as.
Lembrete, nunca pinte as faces internas das caixas, além de não te ajudar em nada ainda pode matar ou afugentar suas abelhas da colméia.

Abraço a todos!Amanhã tem uma dica sobre alimentadores de cobertura para abelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário