Follow by Email

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pintura com verniz ecológico.

Pintura com verniz ecológico em colmeias para produção orgânica.

A pergunta que não quer calar é, compensa a produção de artigos orgânicos atualmente, com o valor pago ao produtor?
Remendo em antiga colmeia orgânica,feito com  marmitex, numa emergência para garantir a produção de pólen.



Não me venham comparar o valor de produtos orgânicos ao de produtos produzidos normalmente na prateleira dos mercados!! Por favor não sejamos estúpidos ,nem tampouco hipócritas!Estamos falando do valor pago diretamente ao produtor rural, de agricultura familiar, de subsistência que vende seu excedente e de todos os pequenos produtores,que na verdade são os que se iludem em produzir organicamente, já que para os grandes produtores(latifundiários) a produção ecologicamente correta é impraticável.
Não sou contra a produção orgânica, biodinâmica,nem contra a permacultura e afins, pelo contrário,sou totalmente a favor, fui criado consumindo produtos orgânicos na época que não era moda, e até hoje temos acesso em casa a estes produtos, a um valor justo para quem produz e para nós consumidores, pois nos lugares onde buscamos, nunca ouviram falar de orgânicos!!Para eles o que tem a nos oferecer são produtos sem "tóxicu", e ai temos aquelas frutas pouco disformes, sem aquele brilho e tamanhos exagerado que só os geneticamente modificados podem nos oferecer, ou somente na base de muito herbicida,fertilizante e agrotóxico.
Antiga melgueira orgânica,sendo atacada por fungos de madeira podre, detalhe que a madeira é eucalipto tratado.

Levantei esta questão hoje pois ao assistir ao globo rural pela manhã, como de costume desde 1983, se não me falha a memória.Vemos a dificuldade de um produtor de orgânicos em encontrar mão-de-obra para ajudá-lo na lavoura, e digo mais, não mostraram a dificuldade descomunal que este coitado tem de continuar produzindo organicamente, para repassar a um atravessador e seu produto ganhar um rótulo bonito com um selo de certificação de orgânicos e junto do selo, um valor astronomicamente maior que o pobre coitado recebeu.Por que ele tem dificuldade de encontrar trabalhadores dispostos a encarar sua lavoura?A resposta é simples, porque ele não irá remunerar estes trabalhadores a altura do trabalho que deverá ser empenhado para se produzir organicamente, e como ele não é recompensado a altura não pode repassar essa remuneração adiante.
Mas porque estamos falando de horticultura orgânica se produzimos produtos apícolas?Por que tem uma infinidade de coitados querendo produzir mel,pólen,própolis e outros produtos apícolas organicamente e me procuram para conversar.Acho ótimo isto, e não me intitule de pessimista ou apocalíptico, tento apenas ser justo e realista com os que vem para um bate papo construtivo.
Após conversarmos, começamos a fazer contas e colocar tudo no papel, e vemos que no final, as contas não fecham, ou melhor fecham sim, pois na matemática sempre chegamos a uma resposta, e infelizmente o número vem com um sinal de menos na frente.É muito triste isto!!E depois não entendem o êxodo rural que continua acontecendo em nosso país, até chegarmos ao dia em que teremos apenas meia dúzia de latifúndios  um produzindo grãos transgênicos, outro produzindo cana-de-açúcar e talvez algum engordando gado, pois suíno e aves já estão deixando de produzir também, talvez para importarmos agora carne de cachorro da China!!
Só me falta esta!!
Só pra ilustrar o que estamos falando, estou postando algumas fotos aqui de colméias que no princípio erma para produção orgânica, mas caímos na real, e as colméias acabaram caindo no gosto de cupins e fungos, e toda sorte de espécies da cadeia do carbono ,já que do pó vieste ao pó voltarás , e nosso dinheiro virando pó também.
Estas colméias e melgueiras que mostramos, foram pintadas com o verniz ecológico e aí esta o resultado, de ecológico só temos o fato de estarem retornando ao solo como adubo!Em pouco tempo, digamos metade de sua vida útil estimada,que é de 5 anos.
Escolham um produto orgânico qualquer, montamos um plano de negócios juntos! Quando fecharmos todas as planilhas te provo que terás prejuízo!E não adianta me dizer "ahh mas o Governo Federal esta comprando produtos orgânicos da agricultura familiar a um preço justo". E direi a você; "Você esta conseguindo vender ao Governo Federal?" "Até quando irá durar a política assistencialista deste Governo."
"Qual a cobertura desta política assistencialista,ou seja, quantas famílias são beneficiadas?"
A MINHA FAMÍLIA NÃO É??



Um comentário:

  1. Bom artigo , estava querendo comprar este tal verniz ecológico, então não vale a pena ? qual seria outra alternativa mais ecológica ? parafina ?

    ResponderExcluir