Follow by Email

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Wellington Dias pede apoio para apicultura do semiárido do Piauí


BRASÍLIA (Agência Senado) -  O senador Wellington Dias (PT-PI) registrou em Plenário nesta terça-feira (9) visita que fez no último final de semana a municípios do semiárido piauiense. Na visita, o senador disse ter discutido com moradores da região soluções para contornar a longa estiagem que afeta o Nordeste nos últimos meses.





Wellington destacou da visita um encontro com os apicultores da região, onde apicultores, instituições financeiras e governo puderam discutir medida de apoio à apicultura. O setor também foi afetado com a seca, e a produção, que em 2011 e 2012 foi de aproximadamente duas mil toneladas de mel por ano, este ano está estimada em apenas 250 toneladas – uma perda de 90% em relação aos anos anteriores.

O senador explicou que o principal problema do setor foi a judicialização dos débitos de financiamentos. Assim, a medida anunciada pela presidente Dilma Rousseff de renegociação das dívidas antigas foi comemorada pelos produtores. Eles pedem também não apenas a renegociação dos débitos, mas a possibilidade de sejam abertos novos financiamentos para investimento no setor.

Os apicultores também reivindicam o apoio do governo para a compra de equipamentos que permitam o manejo das abelhas. O senador disse que o Nordeste já tem ações de auxílio para criação de gado bovino e caprino, com subsídios do governo, mas ainda não há medidas semelhantes para a apicultura. Também está sendo acordado um pacto entre o governo Piauí e estados vizinhos para permitir a migração das abelhas para regiões próximas mas com períodos de floradas diferentes. Assim será possível otimizar a produção.

- É bom lembrar que o mel é uma grande alavanca para viabilizar a sobrevivência das famílias naquela região – ressaltou o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário