Follow by Email

sexta-feira, 31 de maio de 2013

No RN, volta da chuva faz as árvores floresceram, atraindo as abelhas No sertão do estado tem chovido com mais regularidade. Paisagem da caatinga já mudou.


Na região de Apodi, no oeste do Rio Grande do Norte, a apicultura estava praticamente parada desde julho de 2012.
Com as chuvas do final de abril e início de maio, a situação mudou. As flores voltaram a brotar e agora as abelhas têm alimento na caatinga.


As chuvas animaram os apicultores, mas não serão suficientes para recuperar por completo a produção de mel no Rio Grande do Norte. O repovoamento das colméias não acontece de um dia para o outro, é necessário um tempo para as abelhas voltarem.
A expectativa, mesmos assim, é boa, se a chuva continuar colaborando, a produção de mel no estado em 2013 deve ficar entre 500 e 600 mil quilos, metade do que foi produzido em 2010, último ano de boa colheita.

Das 100 colméias que mantém em Apodi, o criador Urbano só conseguiu colher mel em duas no ano passado, enquanto em época de bom inverno, a produção do apicultor chegava a mil quilos por ano. Em 2013 ele espera colher pelo menos a metade desse total. “Eu tenho esperança que vou recuperar minhas abelhas de volta”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário