Follow by Email

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Seminário Estadual de Apicultura ocorre nesta semana em Ijuí com palestras, exposição de equipamentos e jantar a base de mel


A área da apicultura do Rio Grande do Sul vai estar em debate de quinta-feira, 11, até sábado, 13, em Ijuí, com a realização do décimo sétimo seminário estadual de apicultura. O evento vai ser realizado no Salão de Atos do campus da Unijuí. Segundo o presidente da Associação dos Apicultores de Ijuí, Aldair Cossetin, apicultores, estudantes e demais interessados pelo tema de várias regiões do Estado já confirmaram presença.


Com o tema “mel na alimentação humana”, o encontro vai contar com palestras, além do décimo encontro estadual de meliponicultores, décimo sexto concurso estadual de qualidade do mel e exposição de equipamentos e maquinários da área. O concurso estadual do mel vai ocorrer em duas categorias, ou seja, mel claro e escuro. Cada sócio da Federação dos Apicultores do Rio Grande do Sul, seja associação ou empresa, pode inscrever uma amostra de mel de um quilo por categoria.




A primeira mesa redonda acontece quinta-feira, às 15 horas, sobre meliponicultura, com painel que vai abordar abelha sem ferrão no Rio Grande do Sul. Sexta-feira pela manhã, 12, transcorre painel sobre agroindústria, legislação e comércio de produtos apícolas. Também sexta-feira o seminário de apicultura em Ijuí vai abordar o própolis na cura do câncer, alimentação para abelhas, o código florestal na apicultura, além de doenças e produtividade apícola.

No sábado haverá palestras sobre manejo do apiário na entressafra, doenças nas abelhas e a importância da termorregulação na apicultura. Sexta-feira transcorrem as chamadas clinicas tecnológicas, com temas sobre manejo do apiário, produção e processamento de geléia real, culinária a base de mel e processamento de própolis.


Expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo irão expor maquinários e equipamentos de apicultura no hall de entrada do prédio da biblioteca Mário Osório Marques. Outra atração vai ser o jantar com produtos a base de mel, que acontece sexta-feira, às 20 horas, no salão de eventos da paróquia São Geraldo. A ficha para o jantar custa 20 reais. Já para o seminário estadual de apicultura o ingresso custa 35 reais para estudantes e apicultores com CNA em dia e 45 reais para o público em geral. Para as oficinas o custo é de 10 reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário