Follow by Email

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pólen apícola desidratado- Alimento Funcional

Pólen: ganhe mais energia com os grãos
Além de levantar o pique e afastar o estresse, o pólen pelas flores retarda o envelhecimento e fortalece os músculos. E o melhor: incluí-lo na dieta é fácil!!


Com seu poder regulador intestinal ele gera resultado rápido na pele provocando a transformação da cútis, suavizando-a e pigmentando-a.
Aos anêmicos é recomendado, principalmente às crianças, pois aumenta a taxa de hemoglobina no sangue, revigorando rapidamente o paciente. O pólen tem uma ação medicinal eficaz, nesses casos, pois aumenta o número de hemácias no sangue, sendo suficiente tomar meio grama de pólen diário, durante um mês, para aumentar em 80.000 o número de glóbulos vermelhos no sangue.




O poder revigorante do produto se deve, em parte, às proteínas que possui. "Em nossas análises verificamos que ele tem uma concentração semelhante à do leite integral", compara a farmacêutica- bioquímica Ligia Muradian, da Universidade de São Paulo e da Comissão Internacional do Mel. E não estamos falando de uma proteína qualquer. "Ela contém 18 dos 22 aminoácidos essenciais, partículas que constroem músculos e que o corpo não fabrica. É por isso que precisamos ingeri-las", revela Lengler. "Trata-se, portanto, de um excelente complemento alimentar, principalmente para atletas e para idosos com perda muscular", conclui a entomóloga Lidia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da Universidade de Taubaté, no interior paulista.


Um arsenal de vitaminas completa a lista de virtudes do pólen. "Verificamos que ele é fonte de vitamina B2 em quantidades que se equiparam às do lombo de porco", conta a nutricionista Vanilda Arruda, também da Universidade de São Paulo. "Essa substância atua na prevenção da catarata e da fadiga ocular", continua. Outras vitaminas do complexo B, que participam do desenvolvimento do sistema nervoso e na recuperação de tecidos, foram detectadas em doses expressivas.


Mais um destaque dos grãos florais é o betacaroteno, composto que, no organismo, se transforma em vitamina A, responsável por proteger a visão e a pele. "Algumas amostras de pólen apresentam uma quantidade 20 vezes maior de betacaroteno do que a encontrada na cenoura, considerada a principal fonte da substância", garante Silvio Lengler. O grãozinho ainda é repleto de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário